Postagem em destaque

1964: O Brasil Entre Armas e Livros (2019)

Documentário revisionista que busca impor uma narrativa histórica própria que deslegitime a vasta bibliografia sobre o tema, consid...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Interestellar. A espetacular condição humana vivendo de cinema.

Temporalidade da racionalidade embasbacada com a força do sentimento humano.

O Transcendental físico e filosófico.

Um dos motes desta grande obra, por excelência, do (cada vez mais ambicioso) Christopher Nolan. Um material de grandeza e profundidade suficiente para figurar entre os grandes clássicos da Ficção Científica e do próprio cinema como um todo.

Parte do viés, já bem usado diversas vezes, apocalíptico onde o planeta vieram a ser transformado, onde se haja muitas tempestades de areia e a farta destruição das produções agrícolas pondo o planeta em um grande problema alimentício onde já se estaria a beira uma próxima extinção da raça humana. E eis que uma nave é enviada a um buraco de minhoca na procura por novos planetas habitáveis. Como sinopse solto só isso mesmo.

Questões como percepção da brevidade da vida humana e a necessidade destes seres na luta pela sobrevivência são postas em pauta de tal maneira a não se chocarem com questões direcionadas ao sentimento humano diante do trato científico. Aqui não um conflito, mas sim uma dialética complexa entre razão e sentimento, muitas vezes tentada e poucas vezes obtendo sucesso. Nolan explicita a força do sentimento humano como motor de força para a capacitação científica. Como figuras lutando pela sobrevivência de seus pares podem-se conflitar com a razão da não-extinção humana? Até que ponto estamos titubeando entre a sabedoria e o instinto de sobrevivência própria, inerente a todos os seres humanos? Qual o limite disso? A exposição de estratégias moldadas pela força do estudo científico caminham lado a lado com a polivalência dos sentimentos humanos. Porra, lógico que os sentimentos devem aflorar. Qualquer luta pela sobrevivência humana traz do rancor ao amor. Nolan simplesmente põe estes temas na tela e nos faz objetar acerca do que é necessário para a objetivação do crescimento do ser humano. Onde vamos com nossa prepotência e arrogância? Que valor temos que dar a convivência humana? Temas que trazem o debate acerca da utilização da ciência em prol do benefício humano em larga escala. A democratização da sobrevivência e crescimento é mostrada como opção. Ela é válida ou, simplesmente um sacrifício atemporal deve servir de regência para a sobrevivência da espécie?

A temporalidade como transformação física cíclica denota a perspicácia do diretor ao expor como podemos controlar as formas de crescimento e produção social humana. O pó como elemento de castigo humano numa reestruturação de um planeta que os expulsa por não necessitar mais destes seres. A seleção Darwiniana como analogia de uma esfera referencial de vida na exclusão de uma raça da existência. Forçando a luta humana pela sobrevivência, a batalha inominável. Esta temporalidade cíclica nos faz compor uma estruturação até a ser mencionada como uma espécie de eterno retorno nietzschiano, como forma a transpor em tela condições de contemplação dialética entre a simplicidade e o absurdo da condição humana.

Nolan se permite a dispor de toda uma gama de significações acerca da nossa existência e de nossa própria responsabilidade abundante como seres condicionalmente pensantes e que temos de responder por esta responsabilidade.

Constituição e sobrevivências pautadas pelo amor são temas similares à obra prima Árvore da Vida de Terence Malick (uma das muitas referências de Nolan) são postas a prova a todo instante e como o mote do amor pode referendar uma luta. A crença da constituição científica de mãos dadas com a religiosidade e ao trato sentimento humano são postas a prova em filme análogo a aspectos chaves do mundo contemporâneo. Não é meramente um salvacionismo burro como mostrado em Avatar ou um sentimentalismo e, por vezes, fajuto de Gravidade. É, sim, um estudo acerca do comportamento humano diante da perplexidade da existência.

Nolan exprime um discurso imagético do que há de melhor do cinema americano mainstream hollywoodiano blockbusterista. O cinema diante da agregação da condição de arte e entretenimento e posicionamento filosófico-político. Permeando várias searas temáticas, não poderia faltar a "ordem do dia nolaniana", onde o clímax da resolução de problemas repousa na conjuntura da já tão citada dialética entre a racionalização e a condição humana de sentimentos. Isto é transportado diante do amor de um pai por uma filha, onde a temporalidade é visualizada e moldada como aspecto físico analogamente pelo controle e descontrole que temos de nós mesmos.

Falar da estupenda parte técnica é realmente chover no molhado. Após a impressão que Gravidade causara não se esperava outra coisa de Interestellar que não fosse uma equivalência. Em comparação a Interestellar Gravidade vira mero exercício de direção. Interestellar compõe seu visual diante do trato teórico e prático das relações de existência humana e não um exercício de estética. Tudo está presente para a onipresença do debate da obra. Porém é impressionante o trato visual seco que Nolan exprime a seu modus operandi. Esse visual seco e sem buscas fúteis por figurações inúteis dão cabo a imagens extraordinárias diante do finito e infinito buscados. Uma parte técnica absurdamente grandiosa e ambiciosa em prol da constituição da arte. Tudo com qualidade absurda, desde a extraordinária fotografia (não de Wally Pfister e sim de Hoyte Van Hoytema) à surpreendentemente diferenciada trilha sonora estupenda de Hans Zimmer (que compõe perfeitamente o clima do longa e sem os maneirismos habituais).

O excelente trabalho de elenco habitual de Nolan é levado a cabo pelo cara do momento Matthew McConaughey que expõe a caracterização tridimensional necessária para que leve a sério tudo que é proposto. Isto bem seguido por seus comparsas Michael Cane, Ellen Burstyn, Anne Hathaway, Jessica Chastain, John Lithgow e Matt Damon.

Citações e referências a outros materiais aqui os cinéfilos tem um prato cheio. Planeta dos Macacos, 2001, Árvore da Vida, Star Wars são só os mais claros. Sempre com muito respeito e buscando sempre o novo. Não somente uma pá de referências numa espécie de reciclagem estética.


Aqui temos uma obra de busca pela razão abraçada com os sentimentos humanos e moldada pelo amor abusivo ao cinema. Uma ode à arte. Que tantas outras venham a reboque.

Nota: 9,5